logo epave logo epave

  

Politica da Qualidade

POLÍTICA DE QUALIDADE

A EPAVE - Escola Profissional do Alto Ave compreende que a QUALIDADE é capital e prioritária no segmento da sua atuação, acreditando que o real compromisso com a melhoria contínua da Escola permitirá reforçar e regular da sua ação, de acordo com a sua missão identitária.

A EPAVE assume o disposto no Artigo 60º do Decreto-Lei nº 92/2014, de 20 de junho, que estabelece que as Escolas Profissionais devem implementar sistemas de garantia da qualidade dos processos formativos e dos resultados obtidos pelos/as alunos/as, sendo que esses sistemas devem estar articulados com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009.

O compromisso com a Qualidade está, assim, assegurado no Artigo 6º dos Estatutos da Entidade, onde está explicito que “a EPAVE assume gerir a sua organização pela Qualidade através do Grupo da Qualidade / Certificação, ao qual compete implementar e desenvolver o Sistema de Garantia da Qualidade (SGQ), alinhado com o Quadro EQAVET, com o objetivo centrado no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta formativa da EPAVE.”

O Quadro EQAVET foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos e alunas, profissionais de EFP e de orientação, encarregados/as de educação, agentes do tecido empresarial e entidades sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua.

Neste sentido, de acordo com o Quadro EQAVET, instituímos a seguinte Política de Qualidade para direcionar a nossa ação educativa e formativa e difundir a melhoria contínua:

ORIENTAÇÃO PARA O ALUNO

A EPAVE coloca os alunos e as alunas no centro da sua ação, comprometendo-se a oferecer um ambiente de aprendizagem inclusivo, motivador e desafiador, que atenda às necessidades individuais de cada jovem. A Escola valoriza as suas perspetivas, opiniões e respostas no intuito de melhorar progressivamente os serviços e programas de Ensino.

EXCELÊNCIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

A EPAVE procura a excelência em todos os aspetos do processo de Ensino e de Aprendizagem, através da inovação e qualidade na formação ministrada e de um projeto curricular inovador e sustentado.

O corpo docente é qualificado e experiente nas suas áreas de especialização, mas a EPAVE acredita na valorização de todos os profissionais que na Escola trabalham. Assim, a Escola aposta na Formação Contínua na preparação dos e das docentes, estimulando nestes a necessidade de pesquisa por métodos de ensino inovadores e práticas pedagógicas atualizadas, proporcionando, por sua vez, uma educação e formação relevantes e de qualidade aos nossos alunos e às alunas.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

A Escola reconhece a importância das parcerias estratégicas nacionais e transnacionais com o tecido empresarial, entidades sociais, instituições educacionais e outras partes interessadas.

Neste sentido, trabalhamos em estreita colaboração com múltiplos parceiros para garantir que os nossos programas de ensino estejam alinhados com as necessidades do mercado de trabalho, proporcionando aos alunos e às alunas experiências práticas, oportunidades de estágio, atividades de formação não formal e informal e, consequentemente, a sua empregabilidade.

COMPROMISSO COM A ÉTICA E A INTEGRIDADE

O propósito da EPAVE, explanado nos Estatutos e Projeto Educativo da entidade, passa pela afirmação de uma Escola que assenta nos valores como: Responsabilidade e Integridade; Excelência e Exigência; Inovação, Cidadania, Inclusão e Participação; Liberdade; Competência, Sustentabilidade e Diversidade.

Acreditamos que este propósito deve esta presente na formação cidadã dos e das jovens, para que no futuro sejam adultos e adultas com uma conduta cívica que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença, o respeito pelos Direitos Humanos e a valorização de conceitos e valores de cidadania democrática.

PROMOÇÃO DA EMPREGABILIDADE

A EPAVE apresenta como Missão, referida nos Estatutos e Projeto Educativo, seruma escola de referência no Vale do Ave, pela qualidade da formação profissional ministrada e pela promoção de princípios e valores nos jovens que se empenham em abraçar a vertente profissionalizante no seu percurso formativo. Por sua vez, a Visão da EPAVE é formar jovens, proporcionando-lhes uma formação qualificante que lhes permite integrar no mundo do trabalho com sucesso, capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

MELHORIA CONTÍNUA

Acreditamos na melhoria contínua como uma praxis essencial para garantir a qualidade do Ensino Profissional. Neste contexto, a EPAVE apresenta como objetivos trabalhar para a melhoria contínua da qualidade do sucesso escolar e profissional dos jovens e promover a cultura de autoavaliação e de melhoria contínua dos seus serviços.

A cultura de melhoria contínua baseia-se em práticas de autoavaliação associadas à aplicação do ciclo de garantia e melhoria da qualidade PDCA. Regularmente, avaliamos os nossos processos, métodos de ensino, resultados de aprendizagem e satisfação dos Stakeholders internos e externos. Com base nesta avaliação, implementamos medidas corretivas por forma a aprimorar, continuamente, os nossos padrões de qualidade.

ABORDAGEM POR PROCESSOS E RESPONSABILIDADES

Na atribuição de responsabilidades no sistema de garantia da qualidade, a EPAVE assume gerir a sua organização pela Qualidade através do Grupo da Qualidade / Certificação, cujas competências encontram-se descritas no Regulamento Interno da Escola.

A EPAVE assumiu que a garantia de qualidade deveria assumir uma abordagem por processos, respondendo ao Ciclo PDCA (plan - do - check - act ou adjust).

Por conseguinte, o ciclo de qualidade do EQAVET inclui quatro fases interligadas:

 politica qualidade

NOTA FINAL

Esta Política de Qualidade é amplamente divulgada e comunicada a todos os membros da comunidade escolar da EPAVE, incluindo alunos/as, docentes, não docentes, encarregados/as de educação e parceiros.

Regularmente, a Política de Qualidade é revista e atualizada para garantir que permaneça relevante e eficaz. A EPAVE está comprometida em implementar e manter um sistema de gestão da qualidade em conformidade com os princípios do EQAVET, procurando, continuamente, a excelência do nosso trabalho educativo e formativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Localização

Av. Bombeiros Voluntários
4830-514 Póvoa de Lanhoso

NPC: 504596608

email:  comunicacao@epave.pt 

Tel: +351 253 634 811

(chamada para a rede fixa nacional)

Contacta-nos

Invalid Input

Invalid Input

Invalid Input

Encontra-nos

 
barra financiamento
 
 
 
 logo face azul   logo insta azul   logo email azul